Literatura de Lavras/CE em destaque na Academia Cearense de Letras
Batista de Lima, Fátima Lemos e Pedro Luiz lançam novos livros nesta quarta-feira, em Fortaleza, em noite que também homenageará o poeta lavrense Linhares Filho.
A literatura de Lavras da Mangabeira estará em destaque nesta quarta-feira (23), em Fortaleza. Os escritores lavrenses Batista de Lima, Fátima Lemos e Pedro Luiz participam de uma noite especial dedicada à literatura cearense, com o lançamento de novas obras na sede da Academia Cearense de Letras.
Durante o evento, serão apresentados três novos títulos:
- Batista de Lima — A Estética do Avesso;
- Fátima Lemos — Quando a Vida se Faz Linguagem;
- Pedro Luiz — Protetor desta Terra Querida.
A programação também terá um momento especial de reconhecimento à produção literária de Lavras da Mangabeira. O poeta lavrense Linhares Filho receberá a Comenda da FLIMAN 2026, homenagem que integra as ações de valorização dos escritores e da literatura do município.
Outro destaque da noite será a apresentação e entrega da Flimantologia aos autores participantes, reunindo produções literárias que fazem parte da programação da FLIMAN 2026.
📚 Literatura lavrense em destaque
A presença dos escritores na Academia Cearense de Letras representa mais um momento de valorização da produção literária de Lavras da Mangabeira, município que possui uma trajetória marcada pela participação de seus escritores na cultura e na literatura cearenses.
O encontro reunirá autores, convidados e representantes do meio literário em uma programação que celebra a palavra, a poesia, a memória e a produção cultural.
📍 Serviço
Após a programação, será servido um coquetel aos convidados.
A noite promete ser um importante encontro da literatura cearense, levando o nome de Lavras da Mangabeira para um dos espaços mais tradicionais da cultura literária do Ceará.

Paulo Sergio de Carvalho - Meu Pai, Meu Herói — Sérgio Carvalho, um amor que a eternidade não apaga